Um beijinho de bom dia! 💋
Na testa, viu? Mas estou falando por mim, porque hoje é dia do beijo e pode tudo! Beijar o crush, o receituário do paciente, o jaleco do dentista mala que tem esposa ciumenta... Beijo e não me liga!
Cientistas analisam a microbiota oral para prevenir doenças bucais e sistêmicas
Saúde
Nos últimos anos, alguns cientistas têm percebido a importância de uma microbiota saudável para a saúde do corpo humano como um todo. Estudos das bactérias da boca evidenciam a possibilidade de abordagens terapêuticas com benefícios que vão muito além da cavidade oral, impactando em todo o organismo.
Uma das pesquisas aborda o efeito dos cigarros eletrônicos na flora bucal. De acordo com cientistas americanos, eles podem causar desequilíbrios no microbioma oral. O estudo, realizado por Deepak Saxena, da Universidade de Nova Iorque, e seus colegas, analisou os resultados de exames odontológicos realizados por 1 ano em 84 adultos: fumantes, usuários de cigarros eletrônicos e não fumantes. Todos possuíam alguma doença gengival no começo da pesquisa.
Em seis meses de análises, os pesquisadores perceberam uma piora nos problemas bucais, principalmente nos usuários do cigarro eletrônico. A cavidade oral desses participantes possuía uma composição de bactérias diferente das dos outros, mais similar à dos fumantes.
Foi constatada uma quantidade maior de microrganismos associados às doenças gengivais e um desequilíbrio nos níveis de citocinas, que podem piorar a doença gengival, aumentando os riscos de inflamações e infecções.
Saxena chamou atenção para algumas particularidades dos cigarros eletrônicos. "O vaping parece influenciar o crescimento de alguns microrganismos nocivos, de maneira semelhante ao tabagismo, mas com os próprios perfis e riscos para a saúde bucal."
A dentista Thais Ferreira comentou que esses dados podem ser importantes para uma maior conscientização da população acerca dos perigos dos dispositivos eletrônicos - e do fumo em geral – para a saúde. "Os jovens acreditam que a troca do fumo convencional por esse aparelho pode acarretar em diminuição ou em se livrar de doenças orais e sistêmicas. O contato prolongado com qualquer forma de uso de tabaco, eletrônica ou convencional, vai interferir na qualidade das bactérias da boca e na saúde dos dentes e dos tecidos que o sustentam (osso e gengiva)".
Alimentação
Além dos cigarros, alguns alimentos interferem na composição das bactérias orais. Alguns pesquisadores americanos realizaram um estudo com mais de mil mulheres, e analisaram suas escolhas alimentares e os efeitos sobre a microbiota oral.
Foram identificadas diversas bactérias associadas ao consumo de carboidratos e doces, como a Leptotrichia spp., que podem causar uma microbiota menos diversa e problemas como a gengivite. Segundo os pesquisadores, essas descobertas podem ajudar no desenvolvimento de mecanismos de combate aos problemas bucais relacionados à microbiota, como uma dieta mais equilibrada.
Agora o grupo está focado em analisar os resultados obtidos e entender o que significam para a saúde geral. "À medida que mais estudos são realizados analisando o microbioma oral e usando técnicas semelhantes à nossa, acredito que podemos começar a fazer melhores inferências sobre como a dieta se relaciona com essa microbiota e sobre suas consequências para a doença periodontal e outras enfermidades", aponta a autora do estudo.
Fonte: Correio Braziliense
‘Programa Saúde na Escola’ de Uberlândia é destaque nacional
Atualidade
Mais uma vez o município de Uberlândia ganhou reconhecimento nacional. O Ministério da Saúde produziu e divulgou um vídeo comemorativo do Programa Saúde Escolar (PSE), realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), em alusão aos 15 anos de sucesso do Programa Saúde na Escola, que obteve resultados surpreendentes em todos esses anos de atuação.
O PSE chegou em Uberlândia em 2011. “Já tínhamos um grupo de agentes de saúde que atuava nas escolas em ações de prevenção e promoção da saúde bucal. Com a adesão ao Programa, as ações foram ampliadas, atendendo o preconizado pelo Ministério da Saúde. Os estudantes levam o que aprendem para suas casas e, desta forma, o PSE tem feito mudanças positivas de hábitos e comportamentos nas famílias”, diz a coordenadora do Centro de Educação em Saúde, Andrea Corrêa.
As ações abordam 13 temáticas, como saúde bucal, ocular, alimentação saudável, conscientização sobre o uso de álcool, tabaco e drogas, entre outras, e são realizadas por 40 agentes de saúde, em 122 escolas municipais e 21 estaduais.
A secretária municipal de Saúde, Tania Toledo, afirma que o programa é bem sucedido graças à parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. “As escolas que fazem parte da parceria abraçaram o programa pois entendem a importância dos trabalhos dos agentes de saúde, estabelecendo vínculos e ensinando estudantes a cuidarem ainda mais da saúde deles e de suas famílias”, conta.
Fonte: Prefeitura de Uberlândia
Momento Odontologia: caseum amigdaliano pode comprometer qualidade de vida
Saúde
O podcast Momento Odontologia desta semana fala sobre o caseum amigdaliano, pequenas bolinhas brancas calcificadas que costumam se alojar nas amígdalas.
Por estarem em um local de fácil acesso, muitas pessoas tentam removê-las com o dedo, o que pode ocasionar sangramentos ou inflamações. Além disso, o próprio caseum já causa um processo inflamatório, que pode se desenvolver até se tornar uma amigdalite crônica e, se persistir, até resultar em tumores.
Para ouvir o podcast na íntegra, clique aqui.
Após anos de batalha na justiça, cirurgiões-dentistas conseguem liminar para realizar procedimentos na face
Atualidade
Depois de uma longa batalha na justiça entre dentistas e médicos, os cirurgiões-dentistas conquistaram 15 liminares inéditas, concedidas aos membros da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde (Abrapros). A decisão do TRF autoriza estes profissionais a realizarem procedimentos na face como: Alectomia, Blefaroplastia, Otoplastia, Rinoplastia, Lifting de Sobrancelhas e Face-lifting.
“Sabemos que os cirurgiões-dentistas possuem em sua atuação toda a área da face e pescoço. Eles aprendem toda a anatomia dessa região durante a graduação. Cirurgiões-dentistas pós-graduados em bucomaxilofacial, por exemplo, realizam procedimentos altamente complexos, como fraturas e reconstruções de órbitas, fraturas de maxila, mandíbula e muitas outras cirurgias com o uso da anestesia geral. Portanto, a área de atuação não limita esse profissional a realizar procedimentos estéticos”, diz Thiago Marra, presidente da Abrapros e um dos pioneiros nesta luta.
A decisão judicial é fundamental para a criação de oportunidades de capacitação dos cirurgiões-dentistas, como cursos de pós-graduação, para que adquiram o mesmo grau de capacitação dos médicos que já realizam os procedimentos.
A Resolução n° 230/2020 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em seu artigo 1°, proibia o cirurgião-dentista de realizar procedimentos cirúrgicos na face. Em janeiro deste ano, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) ingressou com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O Desembargador Federal Novély Vilanova da Silva Reis suspendeu as vedações do CFO, autorizando os cirurgiões-dentistas a realizarem as intervenções citadas acima.
Como se organizar para produzir conteúdo?
Marketing e Gestão
Não adianta, se você não estabelecer um processo de organização, a constância da produção do seu conteúdo simplesmente não vai existir. E vamos ser sinceros: sem constância não há resultado!
Portanto, crie uma pequena rotina para que você consiga separar um tempo da sua semana para planejar e produzir o seu material. Combinado? Abaixo você encontra algumas dicas.
O que te torna único?
Pense Como Uma Dentista
Uma marca pessoal não está somente relacionada às roupas e cores que você escolhe usar. Na verdade, uma marca pessoal que se sobressai está ligada a vários aspectos que são trabalhados para que aquela marca, imagem, e comunicação sejam únicas, sejam autênticas!
Nós, dentistas, temos uma tendência a seguir padrões de sucesso e acabamos nos perdendo dentre tantos iguais. Vamos “juntos com a manada” e nos tornamos apenas mais um fazendo o que todos já fazem.
Então hoje, mais do que nunca, é importante conseguir entender como é possível se destacar no meio dessa enorme multidão de forma assertiva e elegante.
Vamos hoje fazer uma reflexão sobre um ponto importantíssimo para ter uma marca pessoal única - colocar sua essência na sua comunicação!
Essência é, sem dúvida, um ponto importantíssimo para se ter uma marca “com a sua cara”. Vamos entendê-la.
Segundo o dicionário, essência é aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.
Mas como você vai saber qual é a sua essência?
A resposta dessa pergunta é: autoconhecimento!
Analise sua história, suas características, qualidades e defeitos.
Agora responda: durante todo esse tempo, qual característica se mantém mais presente em você?
Ao entender sua essência, insira essa característica da sua personalidade na divulgação e comunicação da sua marca pessoal.
Você já pensou o quanto isso influencia a forma como as pessoas vão começar a perceber você?
Diferencie-se!
Até a próxima!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos na sexta-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no botão abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.