Você foi o escolhido!
Para degustar uma Newz quentinha que acabou de sair do forno. Levanta da cama, pega o café e tira 10 minutinhos do seu dia pra se atualizar. A gente promete que vai valer a pena!
Projetos incentivam representatividade feminina na Odontologia
Atualidade
A cirurgiã-dentista Ivete Sartori, de 63 anos, entrou na área de Implantodontia na mesma época em que os implantes de titânio chegaram ao Brasil. Assim, ela percebeu que a especialização seria uma chance de entrar na área de pesquisa e ensino. Porém, se deparou com um setor majoritariamente masculino.
De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, o Brasil conta com 68.872 profissionais mulheres no ramo. Mas na área de Implantodontia, composta por mais de 17 mil profissionais, as mulheres são apenas 5.145. Foi a partir disso que surgiu o Women Implantology Network (WIN), onde cirurgiãs-dentistas se comprometem a inspirar, unir e desenvolver ainda mais mulheres na área de Implantodontia.
O projeto, criado pelo grupo Straumann em 2016, tem como objetivo incentivar a participação de mulheres na especialidade, além de encontrar novos talentos no setor.
Ivete é palestrante do projeto e acompanha os reflexos dessa mudança da especialidade em sua própria casa, já que uma de suas filhas também é implantodontista. Segundo Ivete, o projeto tem um papel muito importante de mostrar para as mulheres sua força e independência. “Nosso objetivo é contar histórias e mostrar que cada uma tem a sua realidade, mas que, se todas tivermos amor pela profissão e pelo trabalho, é possível realizar o que quisermos sem precisar provar nada para ninguém”.
Atualmente, o projeto acontece na América Latina, Europa, Emirados Árabes, Estados Unidos e Ásia. No Brasil, quase 700 mulheres participaram dos encontros em 2020, que contaram com 29 palestrantes.
Representatividade na Ortodontia
O setor de Ortodontia também conta com um projeto, só que com novos objetivos. O Women Orthodontics Network (WON) busca tornar as mulheres referência em uma área em que já são maioria.
“Atualmente, segundo a lista do Board Brasileiro de Ortodontia, somente 25% das referências no setor da ortodontia são mulheres. Se nós somos maioria na Orto, por que não estamos entre as referências?”, indaga a dentista da ClearCorrect e coordenadora do projeto, Caroline Aranalde.
A iniciativa oferece palestras com especialistas mulheres dentro das áreas de pesquisa, empreendedorismo e clínica para auxiliar outras profissionais a ganharem destaque na área e ocuparem posições de referência para ortodontistas.
Dentista reforça a importância de proteção bucal na prática de lutas
Saúde
Lutas como Boxe, MMA e outras que têm contato direto com o rosto estão cada vez mais populares. Entretanto, é mais do que fundamental utilizar um protetor bucal durante a prática dessas atividades. "Um grande problema é que muitos atletas não usam protetores bucais adequados ou simplesmente não usam nada. É preciso entender que a função principal do protetor bucal é a de absorver e dissipar o impacto, protegendo os dentes de uma possível fratura e também evitar a reabsorção das raízes do dente devido às pancadas. Além disso, o protetor evita dilacerações da mucosa, principalmente em pessoas que usam aparelhos ortodônticos, fraturas na mandíbula e da articulação temporomandibular. Agora, do ponto esportivo, as chances de o atleta sofrer um nocaute diminuem de forma considerável quando ele toma os devidos cuidados", explica Felipe Araújo, influenciador e dentista.
E essa proteção não se restringe apenas às lutas. Outros esportes, como o futebol, também devem ser praticados com o uso de proteção bucal.
Segundo dados da Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso do protetor bucal personalizado diminui em 80% o risco do trauma dental. "Os protetores pré-fabricados são facilmente encontrados em lojas de artigos esportivos, possuindo vários modelos, porém, com poucas alternativas de tamanho. Só que é preciso ter cuidado com o que se encontra no mercado. Por exemplo, aqueles do tipo 'ferve e morde', têm muitas limitações, por isso sua adaptação nos dentes é muito pequena, soltando-se facilmente e exigindo que o atleta mantenha os dentes sempre serrados para que não se soltem. O resultado disso é que prejudica a respiração pela boca", esclarece Felipe.
Os protetores são confeccionados a partir de uma moldagem da boca do atleta. Eles são feitos de placas de silicone ou materiais mais modernos, como nos protetores laminados, que podem ser personalizados. Eles são feitos de E.V.A., que oferece uma absorção de impacto até seis vezes maior do que protetores convencionais.
Dica de produto: Splendor-SAP
Produto
O desenvolvimento do Splendor-SAP (Single Adjustable Post) foi o resultado de uma análise aprofundada dos problemas apresentados pelos produtos atuais do mercado e das dificuldades de sua utilização pelos cirurgiões-dentistas.
O produto consiste em um sistema universal composto por uma broca e um pino+luva em fibra de vidro, indicado para apoio de restaurações e coroas protéticas.
O sistema resolve alguns problemas enfrentados pela geração anterior de pinos em fibras de vidro. O primeiro é a eliminação da necessidade de utilizar vários tamanhos e modelos de pinos e brocas para a realização dos procedimentos.
O segundo é a de adaptação aos condutos com os pinos convencionais. O Splendor-SAP proporciona um auto ajuste aos condutos, principalmente na região cervical de maior amplitude, onde os pinos atuais deixam um espaço vazio a ser preenchido pelo cimento.
O terceiro é a possibilidade de obtenção de embricamento mecânico por meio do deslizamento da luva entre o pino e as paredes do canal, aumentando a retenção do pino no conduto em complemento à adesão química.
Um de seus grandes diferenciais é atender às atuais tendências da Odontologia ‘minimamente invasiva’, pois a técnica proporciona a adaptação do pino ao conduto, e não o desgaste da estrutura dental para adaptação ao pino.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui.
Fonte: Angelus
Digitalizando a Odontologia
Professor Convidado
Em Odontologia, o uso de ferramentas digitais traz inúmeras vantagens tanto para o profissional como para os pacientes. Esse processo vem ocorrendo de forma crescente e consequentemente mudando a forma de se diagnosticar, planejar e executar os procedimentos odontológicos.
Os planejamentos digitais para os diversos tipos de tratamentos, sejam eles restauradores, ortodônticos, cirúrgicos ou outros, proporcionam diversos benefícios. Quer saber quais são? Clique na imagem acima!
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.