Você merece esse mimo!
Acordar com a gente é sempre bom, eu sei. Te dá mais disposição, alegria e aquela vontade de mudar o mundo começando pelos dentes. Quem nunca? Boa quarta!
Pesquisa desaconselha uso de radiografia para detectar cáries em crianças
Saúde
Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP feita com 252 crianças, de três a seis anos, mostrou que o exame radiológico não pode ser considerado o melhor método de diagnóstico de cáries em dentes decíduos, devido à ocorrência de resultados falso-positivos que, muitas das vezes, levam à realização de intervenções desnecessárias. Sendo assim, o exame clínico ou inspeção visual isolado (VIS) ainda é considerado a melhor opção para as crianças.
“Algumas imagens radiolúcidas nas radiografias (imagem mais escura) induzem a algumas intervenções desnecessárias porque muitas delas não evoluem antes que aconteça a troca da dentição na criança. São os chamados sobrediagnósticos: o diagnóstico de uma doença que nunca provocará sintomas, que converte as pessoas em pacientes sem necessidade. O adiamento de tratamentos permite que elas tenham mais tempo para o desenvolvimento de suas emoções para lidar melhor com tratamentos odontológicos”, afirma a cirurgiã-dentista Laura Regina A. Pontes, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo.
O estudo
As crianças foram divididas em dois grupos e receberam acompanhamento por dois anos, para que a estratégia de exame clínico e a associada a radiografias fossem avaliadas.
No geral, as crianças submetidas aos exames clínicos e radiográficos para detecção de cárie tiveram 30% a mais de intervenções do que as submetidas apenas ao exame clínico visual.
Além disso, as crianças submetidas aos exames radiográficos tiveram mais restaurações e substituições de restaurações realizadas. Quanto aos resultados falso-positivos, o grupo de radiografias também teve um número maior pontuado na pesquisa, em dez vezes mais.
Após o acompanhamento, os cirurgiões-dentistas avaliaram 4.383 superfícies dentais. Destas, 45 apresentaram resultados falso-positivos (1,02%). Destes, em três superfícies (6,7%), a decisão para o tratamento operatório foi tomada levando em conta a inspeção visual. Em 17 superfícies (37,8%), a decisão de intervenção foi feita baseada em exame radiográfico. Assim, todas as superfícies classificadas como resultados falso-positivos foram restauradas sem que houvesse necessidade.
Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.
Fonte: Jornal da USP
Dentista e confeiteira: conheça Rafaela, que arranca sorrisos 2 vezes de seus pacientes
Diversão
Alerta gatilho! Esta matéria pode causar vontade de comer doces!
(Foto: Reprodução - Instagram)
Não satisfeita em arrancar sorrisos durante o atendimento odontológico, a dentista de Campo Grande (MS) Rafaela Vieira Dalberto Corrêa faz a alegria de seus pacientes com seus brigadeiros artesanais. Fazer doces sempre foi um hobby para Rafaela, mas, durante a pandemia, acabou se transformando em um negócio. “Eu sempre gostei de fazer doces. Depois de um curso de doces gourmet, comecei a fazer doces mais comuns mesmo. Foi durante a pandemia que nas redes sociais, descobri outro curso, dessa vez com o chocolate belga, e me apaixonei”, explica.
Segundo Rafaela, ela sempre teve vontade de seguir as duas profissões, mas a venda dos doces não é estratégia para conseguir mais pacientes. Quando começou a produção das guloseimas, os amigos adoravam brincar com a situação. “Me falavam: ‘Você é esperta! Dá doces para as pessoas para elas depois irem te procurar’. Mas é claro que não é nada disso, eu só quero que, de um jeito ou de outro, a pessoa sorria. Mas com docinhos é bem melhor, não é?”, conta em meio às risadas.
(Foto: Reprodução - Instagram)
Os brigadeiros são feitos com chocolate belga e estão disponíveis nos sabores Brigadeiro Belga ao Leite, Crème Brûlée, Churros, Bicho de Pé e por aí vai. Rafaela se dedica à produção quando está fora do expediente no posto de saúde em que trabalha e também aos finais de semana. E ela cuida sozinha de cada etapa, desde a produção, até as fotos, montagem, embalagem e entrega. “Eu mesma faço questão de entregar, para ter o máximo de cuidado. Além disso, escolhi a embalagem branca, sem parte transparente, para que a pessoa que receba tenha a surpresa na hora de abrir a caixa. Por causa do chocolate, o aroma é bem forte na hora que a pessoa abre a caixa, então é toda uma experiência”.
Justamente por cuidar sozinha de todos esses detalhes, Rafaela esclarece que ainda não pensa em vender grandes quantidades. “Muitas pessoas me perguntam sobre o cento para festas. Mas eu quero deixar as coisas pequenas mesmo, até porque eu sou sozinha. Quero mesmo que seja toda essa experiência de comer algo bem diferenciado e artesanal”.
Curso: Endodontia em dentes decíduos
Educação
O tratamento de Endodontia em crianças é um assunto um tanto quanto controverso na literatura, o que pode fazer com que alguns odontopediatras se sintam inseguros em relação ao procedimento. Por isso, a professora Mariane Cardoso preparou um curso voltado para clínicos e odontopediatras que aborda a Endodontia em dentes decíduos. Ele é composto por 6 módulos teóricos, uma aula ao vivo com duração de 60 minutos, e-book, sugestão de leitura e suporte para você esclarecer as suas dúvidas.
Serão abordadas as técnicas de odontometria, instrumentação, e os materiais sugeridos para preenchimento dos canais radiculares.
Para conferir todos os detalhes do curso e realizar a sua inscrição, clique aqui.
Como abrir um consultório com segurança?
Marketing e Gestão
Este post vai para quem quer abrir um consultório odontológico ou então para quem já possui um e deseja saber se está indo pelo caminho certo. Afinal, um consultório próprio é um passo muito importante e que, em hipótese alguma, deve ser feito sem planejamento. Tire um tempo para decidir o que você busca e o que (e quanto!) tem disponível para isso. Quer saber como? Só clicar aqui embaixo:
PFF2/N95: qual modelo escolher?
Produto
Em tempos de pandemia, é mais do que fundamental reforçar a nossa proteção, nos momentos de atendimento ou fora dele. Por isso, uma das opções de máscara mais seguras e que mais vem sendo recomendada é a PFF2/N95. Além de ser muito mais eficiente na vedação do nosso rosto, ela filtra gotículas e aerossóis, protegendo quem usa e as pessoas próximas a ela.
Por ser uma máscara mais “pesada”, ela pode acabar incomodando se não encaixar corretamente em seu rosto. Por isso, é importante escolher um modelo que se adeque ao seu tipo de rosto, garantindo conforto e, principalmente, a proteção adequada. O post abaixo traz os modelos mais indicados para cada formato de rosto. Mais útil impossível!
Restaurações diretas e laminados cerâmicos em dentes clareados
Professor Convidado
Clarear os dentes antes de restaurar ou optar pela restauração primeiro? No vídeo de hoje, essa e outras dúvidas são esclarecidas pelo prof. Dr. Paulo Quagliatto. Ele aborda as técnicas restauradoras diretas e indiretas, e o uso de laminados cerâmicos em dentes clareados, dando algumas dicas importantes.
Clique aqui e assista.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.