Você não vai acreditar nisso!
Ele está chegando! Isso mesmo. O final de semana está aí, batendo à nossa porta. Eu ouvi um 'amém'?
Dentista compartilha nas redes sociais sua história de luta contra covid-19
Saúde
A dentista Raquel Trevisi, 38 anos, viu sua vida mudar em setembro do ano passado, quando foi infectada por covid-19. Até então, ela era uma pessoa bastante saudável, principalmente por ser praticante de atividades físicas, como o crossfit. Entretanto, isso não foi suficiente para que a doença não avançasse.
"Ninguém nunca imaginaria que eu teria algum tipo de complicação com a covid, porque eu levava uma vida saudável, mas cada corpo reage de uma forma ao vírus. A doença é muito complexa", diz Raquel, que chegou a participar de competições de crossfit.
Seus pulmões foram severamente comprometidos pelo coronavírus, o que fez com que ela fosse encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, em seguida, intubada.
Em seu segundo dia na UTI, ela foi colocada em posição prona (de bruços), técnica usada para ajudar na oxigenação pulmonar. Assim ficou por 18 horas e, depois de 20 dias na UTI – 16 deles intubada – Raquel melhorou. Após ter alta hospitalar, iniciou uma rotina focada na recuperação das complicações deixadas pela doença.
Ao chegar em casa e ver as fotos de sua internação, enviadas pela enfermeira que a acompanhava, Raquel comentou: "Ali na foto, você enxerga um corpo totalmente vulnerável. Aquela posição é uma expectativa de que o corpo reaja. Para mim, é uma imagem muito forte". Na foto em questão, ela estava de bruços, ligada a eletrodos que monitoravam seu o ritmo cardíaco, enquanto ela respirava com a ajuda de aparelhos.
Raquel chamou a atenção para a tatuagem de fênix que tem nas costas: "Na mitologia grega, a fênix renasce das cinzas. Ela significa renascimento. Essa tatuagem nunca fez tanto sentido".
Há algumas semanas, Raquel tomou a decisão de publicar a foto em seu perfil no Instagram. Segundo a dentista, a decisão surgiu após perceber o modo como muitas pessoas têm encarado a pandemia de covid-19.
"Até então, achava que não precisava me expor desse jeito. Mas vi que os hospitais estão lotados novamente. Então, resolvi postar essa foto justamente como revolta. É revoltante ver pessoas que não estão enxergando o que está acontecendo. Estão vendo gente morrer, mas não se importam. Às vezes até falam que se importam com a dor do outro, mas estão pulando carnaval, aglomerando… Postei essas fotos para assustar essas pessoas", disse a dentista à BBC News Brasil.
(Imagem: Arquivo pessoal)
O contágio
Desde março do ano passado, quando começou a pandemia, Raquel continuou trabalhando, sempre tomando todos os cuidados necessários. Esse foi um dos motivos da dentista ter ficado espantada quando descobriu que foi infectada pelo vírus.
"Sempre me cuidei de forma exagerada. Não faço ideia de como me infectei. O vírus está circulando. Então, posso ter sido infectada em algum contato como num posto de gasolina ou algo assim", diz.
Os primeiros sintomas foram dores no corpo e febre. Em 9 de setembro, dia seguinte aos primeiros sinais, ela começou a sentir falta de ar e procurou ajuda médica. Após o exame, foi confirmado o diagnóstico de covid-19. Uma tomografia apontou que 5% de seus pulmões estavam comprometidos.
Uma semana depois da internação, cerca de 85% de seus pulmões tinham sido comprometidos pelo vírus. Ela passou a respirar com ainda mais dificuldade, e teve que ser levada para a UTI e intubada. Foi aí que os médicos optaram por colocá-la na posição prona.
Raquel ficou 30 dias no hospital. Ela estava tão debilitada que, ao sair do hospital, não conseguiu nem abraçar os dois filhos. "A única parte do corpo que eu conseguia mexer era a minha cabeça", conta.
Recuperação
Durante a internação, Raquel perdeu 25 kg. A volta para casa foi marcada por uma dedicação intensa à reabilitação: "Tive que reaprender todos os movimentos básicos". Ela fazia fisioterapia duas vezes por dia para voltar a andar. Além disso, teve acompanhamento com um nutricionista e um terapeuta.
(Imagem: Jonathan Camargo e Arquivo pessoal)
Atualmente, ela possui poucas dificuldades para se locomover e já recuperou 15 kg. "O resto era puro músculo e só consigo ganhar se for treinando muito", diz a dentista. Ela também retomou os atendimentos em seu consultório.
Raquel não pretende voltar a praticar exercícios intensos como antes da covid. "Agora penso no esporte como qualidade de vida, para me ajudar na reabilitação. Hoje não posso me considerar uma pessoa que faz esporte normalmente, porque tenho várias dificuldades por causa da doença."
Ter vencido a doença fez com que Raquel tomasse a iniciativa de criar um projeto para ajudar pessoas que também tiveram complicações graves da covid. Um mês depois de receber alta hospitalar, Raquel deu início ao "Com Vida", criado em parceria com a chefe de enfermagem Renata Cazuza, que a acompanhou durante seus dias de internação. Segundo a dentista, a iniciativa tem voluntários como fisioterapeutas, médicos, psicólogos e enfermeiros. "Esses profissionais fazem acolhimento para uma palavra amiga, doações, terapia [...]. Já ajudamos nove famílias e vamos apoiar mais".
Falso dentista é preso em flagrante atendendo paciente nos fundos de sua casa
Atualidade
Um falso dentista foi preso em flagrante, enquanto atendia um paciente nos fundos de sua casa, no bairro Santa Luzia, na comunidade Cano Furado, em São Gonçalo. Ele montou um consultório improvisado e, no momento da prisão, realizava um procedimento de manutenção no aparelho de um paciente.
O falso dentista foi localizado após recebimento de informações do setor de inteligência da 74ª DP. O acusado afirmou que não tinha formação acadêmica em Odontologia e nenhum tipo de licença ou alvará junto ao respectivo órgão de classe e órgãos municipais, nem da vigilância sanitária para exercer aquela atividade naquele local. Ele responderá pelos crimes de exercício ilegal da arte dentária e crime contra a saúde pública.
Pessoas, pessoas, pessoas...
Professor Convidado
Gente é a variável mais importante para o seu consultório/clínica. Cuidar de pacientes é uma de nossas tarefas, cuidar de gente é a nossa vocação, ou deveria ser. O artigo de hoje aborda justamente o mecanismo dessas relações profissionais. Clique na imagem acima e leia na íntegra.
Dica de série: Por Trás de Seus Olhos (Netflix)
Entretenimento
Quer assistir uma série de suspense que vai te deixar curiosa e com vontade de quero mais em todos os episódios? Então assiste ‘Por Trás de Seus Olhos’ que é sucesso.
A trama conta o desenrolar da história de uma mãe solteira que começa a ter um caso com seu chefe, ao mesmo tempo em que constrói uma amizade com a esposa dele. São apenas seis episódios, mas todos muito instigantes e que te fazem assistir um atrás do outro até chegar ao final da história. E atenção: se você gosta de plot twist, vai adorar a série.
Quem assistiu já está mais do que ansioso para a confirmação da segunda temporada. Ela está disponível na Netflix.
Já volto!
A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos segunda-feira com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!
Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.
Se inscreve poxa!
E aí, gostou do que leu?
Então faça o favor de deixar todos os seus amigos por dentro das Newz do dia. Clique no link abaixo e encaminhe a Newz diretamente pelo Whatsapp. Afinal, tudo que é bom deve ser compartilhado.